Mulheres precisam descansar mais do que os homens! Está provado!

pub

Investigação mostra os riscos da má qualidade do sono feminino e confirma que elas precisam de dormir mais do que os homens.

Sabia que mulheres precisam descansar durante mais tempo do que os homens?

Um estudo realizado nos Estados Unidos mostrou que, se não dormir bem, o seu corpo pode sofrer. Agora, imagine em época de recém-nascido, com o turbilhão de mudanças. Ou também na menopausa, quando o sono diminui muito.

Mas o seu corpo realmente precisa de descansar!

Porque mulheres precisam descansar

Uma investigação realizada pela Universidade de Duke, nos Estados Unidos, concluiu que as mulheres necessitam de dormir mais horas do que os homens para melhorar a saúde. Segundo o estudo, as mulheres que não dormem o suficiente acordam mais irritadas do que os homens que dormiram exatamente o mesmo número de horas.

Além disso, os investigadores explicam que as mulheres que dormem pouco têm dificuldade em manter o equilíbrio hormonal e sofrem mais com problemas físicos e psicológicos. Como se não bastasse, elas podem também desenvolver mais facilmente problemas cardíacos, diabetes tipo 2 ou depressão.

Os investigadores estudaram 210 homens e 210 mulheres com mais de 40 anos e que não possuíam distúrbios do sono. Acabou por ser revelado que 40% dos participantes dormiam menos do que o que é aconselhável, por causa de insónias e outros problemas. Uma quantidade realmente elevada, sendo assim um alerta para os cuidados com o sono.

Resultados da pesquisa

De acordo com os pesquisadores, “o sono ruim – medido pela quantidade total de sono, o grau de despertar durante a noite e, o mais importante, quanto tempo leva para dormir – pode ter consequências mais graves para a saúde das mulheres do que dos homens”. Além disso, as mulheres têm o dobro de chance de ter problemas para dormir.

Outro ponto afetado pela má qualidade do sono é o nível de stresse, medido pela quantidade de biomarcadores analisados. Outros que também foram medidos se relacionavam ao nível de proteína C-reativa e interleucina-6, que, quanto maior, mais inflamado fica o organismo. Daí você já tira as diversas doenças que podem se manifestar, bem como a queda da imunidade.

Em geral, as mulheres levam pelo menos 30 minutos a 1 hora para adormecerem completamente, sendo muito mais sensíveis a estímulos externos. Em outras palavras, vão acordar muito mais facilmente do que os homens. Dessa forma, o estudo foi fundamental para provar o que já se sabia: as mulheres precisam descansar mais e melhor.

De acordo com o pesquisador, “as diferenças de género podem ser devidas, em parte, à variação na atividade de várias substâncias que ocorrem naturalmente no corpo, como o triptofano, um aminoácido; serotonina, um neurotransmissor; e melatonina, um neurohormónio”. Ou seja, organismos diferentes que precisam se recuperar de formas diversas.

Além disso, ficou claro que “todas essas substâncias são conhecidas por afetar o humor, o sono, o início do sono, a inflamação e a resistência à insulina”, comprovando o que foi encontrado no estudo. Então, não se zangue ou cobre demais de si ou alguma mulher que conviva na mesma casa, na ausência de um bom dia mais animado. Não é mau humor e sim o corpo e sua bomba de hormónios tentando se recuperar de uma noite mais curta do que o necessário.

Fonte: DukeHealth

Partilha com as tuas amigas:

Relacionados:

Comentários: