O que é a dieta DASH? Porque os médicos a consideram uma das melhores dietas para a nossa saúde?

A dieta DASH tem sido considerada a melhor de todas durante vários anos consecutivos. Os maiores apoiantes dessa dieta são os médicos, que dizem que ela é ótima para fortalecer a nossa saúde.

Segundo os estudos dos Institutos Nacionais de Saúde, a dieta DASH soma 3,3 pontos em 5 na categoria “Eficácia da perda de peso” e 4,5 pontos em 5 na categoria “Utilidade para saúde”.

Hoje decidimos explicar um pouco mais sobre essa dieta, e o motivo dela ser considerada uma das melhores do mundo.

O que é a dieta DASH?

A DASH foi uma dieta desenvolvida especialmente para reduzir a pressão arterial de pessoas hipertensas. Mas, algum tempo mais tarde, os cientistas descobriram que ela resolve muitos outros problemas importantes: reduz o nível de colesterol, previne AVCs e insuficiência cardíaca, normaliza o peso, entre outros. Para além disso, essa dieta é a melhor para prevenir a diabetes.

Qual é o conceito da dieta DASH?

Essa dieta engloba, de forma equilibrada, todos componentes necessários ao nosso organismo (cálcio, proteínas, fibras vegetais). Eles são responsáveis ​​pelo funcionamento do cérebro e dos nossos órgãos internos, bem como da saúde do cabelo e da pele.

Ela é conveniente porque você não precisa calcular e monitorizar cada componente: só precisa comer certos alimentos recomendados e reduzir a quantidade de sal nos pratos. A principal característica da dieta DASH, em comparação com outras dietas, é que ela foi desenvolvida para pessoas que precisam cuidar da sua dieta ao longo da vida. É por isso que não precisa passar fome e pode preparar pratos diversos e saborosos. Você só precisa ter em mente algumas regras básicas.

Regras básicas

Não se trata da quantidade de comida, mas sim da qualidade!

Aqui estão alguns dos principais princípios que você deve seguir:

  • Beba 2 litros de líquidos por dia.
  • Coma 5 vezes por dia. O peso de uma refeição não deve ser superior a 215 gramas.
  • Ingestão calórica diária: entre 2.000 – 2.500 kcal.
  • Doces: não mais do que 5 vezes por semana.
  • Tente comer mais cereais, sementes, feijões, carne magra e vegetais.
  • Evite beber refrigerantes.
  • Não pode comer mais de 8 lanches por dia ( para além das refeições básicas).
  • É proibido o álcool e o tabaco.
  • Reduza o sal – consuma apenas até 2-3 colheres de chá por dia.
  • Sua dieta deve incluir pão de trigo integral.
  • Excluir enchidos, gorduras, pickles, bolos, peixe enlatado e carne.

O que você pode comer:

De acordo com a dieta DASH, para ter uma dieta adequada, você deve se lembrar dos seus objetivos: se quer perder peso ou ficar mais saudável. Se você quer perder algum peso, seu menu deve conter menos calorias. Em outras palavras, você precisa reduzir as porções.

Sua dieta diária pode conter os seguintes produtos:

  • Cereais: 7 porções por dia (uma porção = um pedaço de pão, 1/2 xícara de massa cozida, 1/2 chávena/xícara de aveia).
  • Fruta: até 5 porções por dia (uma porção = 1 fruta, 1/4 xícara de frutas secas, 1/2 chávena/xícara de sumo).
  • Legumes: 5 porções por dia (uma porção = 1/2 xícara de legumes cozidos).
  • Produtos lácteos magros: 2-3 porções por dia (uma porção = 50 gramas de queijo ou 150 ml de leite).
  • Sementes, feijões, nozes: 5 porções por semana (uma porção = 40 gramas)
  • Gorduras animais e vegetais: 3 porções por dia (uma porção = 1 colher de chá de azeite ou óleo de linhaça).
  • Doces: não mais de 5 vezes por semana (uma colher de chá de mel ou geleia).
  • Fluidos: 2 litros por dia (água, chá verde, sumo natural).
  • Proteína: 200 gramas de carne magra, peixe, ovos ou outras proteínas.

O que evitar:

Claro, devemos evitar todos os produtos pouco saudáveis, e abaixo temos alguns exemplos.

Depois de eliminar os produtos nocivos a pouco e pouco, o desejo de comer alimentos pouco saudáveis desaparecerá.

Como planear sua dieta:

Você pode criar seu próprio menu, levando em consideração as regras da dieta e os produtos que você tem permissão para comer. Não precisa fazer nada especial, apenas precisa incluir os produtos necessários e excluir os “maus” gradualmente. Se o seu objetivo é perder peso, reduza a quantidade de porções recomendadas. Também pode encontrar vários pratos saborosos que são apropriados à dieta DASH na Internet.

Conclusão:

A dieta DASH é uma dieta fácil, segura e útil que pode ajudá-lo a se sentir melhor e se livrar do excesso de peso. Ela fornece a quantidade necessária de nutrientes e vitaminas ao nosso corpo, e não tem prazos… é para a vida toda! Assim, uma pessoa pode perder peso sem passar fome nem sofrer com flutuações repentinas de peso. E isso significa que seu corpo não ficará estressado.

E você já experimentou essa dieta? Partilhe a sua experiência connosco!

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