Remédios naturais para se livrar das dores de pescoço

Segundo as estatísticas, aproximadamente 10% da população adulta sofre de dores de pescoço crónicas e 65% já teve esse tipo de dores alguma vez na vida.

As causas mais comuns são o exercício excessivo, má postura e altos níveis de stress. Mas existem maneiras de lidar com este problema… e hoje vamos mostrar 9 remédios naturais e truques para amenizar essas dores.

Remédios naturais para aliviar as dores de pescoço:

1. Dor recente e aguda: bolsa de gelo

Coloca um saco de gelo picado durante 15 minutos na zona mais afectada. Sacos frios são mais eficazes para a dor aguda que envolve inchaço, pois ajuda a reduzir o fluxo sanguíneo por constringir os vasos sanguíneos. Nunca apliques gelo directamente, coloca-o sempre numa bolsa, pois evitas a irritação da pele e queimaduras por congelamento.

2. Dor crónica: calor húmido

Aquece pequenos sacos cheios com arroz ou trigo no microondas durante cerca de 2 minutos, e aplica-os na zona afectada. Deixa actuar durante 15 minutos. Para obteres melhores resultados, usa-o pela manhã depois de acordares e antes de fazeres exercício. Toma um banho quente, isso também pode ajudar. Se quiseres, podes adicionar sal Epsom à água. O magnésio no sal de Epsom relaxa e alivia os músculos e tendões apertados.

3. Açafrão-da-terra

Bebe chá de açafrão-da-terra com mel. Ele contém um poderoso antioxidante chamado curcumina que ajuda o corpo a combater a inflamação.

4. Vitamina B12

O consumo de alimentos ricos em vitamina B12 ajuda a aliviar a dor, tornando mais espessa a camada protectora que cobre os nervos para que eles não reajam à dor.

5. Exercício de rotação do pescoço

Este exercício de 3 passos não só alivia a dor no pescoço, mas também ajuda a fortalecer os músculos do pescoço:

  • Gira o pescoço em um movimento circular. Faz isso 3 vezes.
  • Move a cabeça para o lado esquerdo o máximo que puderes. Em seguida, move a cabeça para o lado direito. Volta a realizar este procedimento 3 vezes.
  • Move o pescoço para a frente e para trás. Repite 3 vezes.

6. Exercício da toalha

A postura errada de se sentar e ficar ao telemóvel por longos períodos de tempo é a principal causa de dor no pescoço e de cabeça. Esta dor pode ser combatida de forma eficaz, executando os seguintes passos:

  • Enrola uma toalha e coloca-a em volta do pescoço, segurando as pontas com as mãos.
  • Retorna a cabeça à posição inicial e move o queixo em direcção ao pescoço (não em direcção ao peito).
  • Puxa a toalha um pouco mais enquanto aplicas tensão nos músculos.
  • Mantém a posição até começares a sentir os músculos cansados.

7. Massagem

Consulta um massagista ou messoterapeuta. Uma massagem pode fazer maravilhas, libertando os músculos espasmódicos, o que reduz a inflamação e proporciona conforto.

8. Acupressão

4 pontos de acupressão para aliviar a dor no pescoço:

  • O primeiro ponto está no meio do ombro, tal como na primeira imagem. Pode ser encontrado pressionando o músculo do ombro com o polegar e o dedo médio. Aplica pressão para baixo com o dedo indicador ou o polegar. Massaja a área durante 4 ou 5 segundos.
  • O segundo está localizado na parte de trás do pescoço. Usando o polegar, massaja a região durante 4 ou 5 segundos.
  • O terceiro ponto está localizado atrás dos nós dos dedos, no sulco formado pelos tendões do dedo anular e do menisco dos dedos. Aplica uma pressão firme na área e massaja durante 4 ou 5 segundos.
  • O quarto está entre a membrana do teu polegar e o teu dedo indicador. Aplica uma pressão profunda, massaja e estimula a área durante 4 ou 5 segundos.

9. Mudanças no estilo de vida

A maioria das dores no pescoço deve-se a um estilo de vida inadequado. Fazer pequenos ajustes no nosso estilo de vida pode ajudar a curar a dor e impedir que isso aconteça.

  • Descanso: A maioria das dores no pescoço ocorre devido ao stress causado por acções repetitivas, como passar muito tempo a frente do computador e dormir numa posição inadequada. É aconselhável que, assim que começares a sentir dores, pares de fazer a actividade que aparentemente a causou. Descansa por alguns dias. A maioria das dores no pescoço é curada em poucos dias, mas se não acontecer isso, procura a atenção de um profissional.
  • Muda a posição de dormir: dormir de costas é a melhor posição seguida de dormir de lado. Evita dormir de bruços. Não uses mais do que um almofada nem uma almofada grossa. É preferível usares uma almofada ortopédica especial.

Partilhe estas dicas para ajudares todos aqueles que possuem dores de pescoço!

Segue a nossa página de facebook:



Vais Gostar de Ver

Comentários

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *