Existem muitas causas para uma pessoa desenvolver cancro, mas alguns fatores de risco podem aumentar muito as possibilidades de uma pessoa ter a doença.
Veja a seguir, se você se encontra dentro dos oito maiores fatores.
Pessoas com maior probabilidade de ter cancro:
Fumadoras
Mulheres que fumam têm mais chance de ter cancro de pulmão, boca, laringe, bexiga, rins, esôfago e pâncreas. Sem o consumo de tabaco, o risco diminui trinta e cinco por cento.
Mulheres que não usam protetor solar
Recebemos 80% de toda exposição solar de nossa vida até os 18 anos de idade. Daí a importância da proteção ao sol já na infância e adolescência. Qualquer pessoa pode ter cancro de pele, mas a probabilidade aumenta em pessoas de pele clara, olhos claros, que se exponham frequente e prolongadamente ao sol.
Obesas
Obesidade e vida sedentária, além de idade avançada, alterações hormonais (como número de menstruações, gestações, e início da menopausa) e, segundo alguns estudos, consumo de bebidas alcoólicas, estão entre os fatores de risco para o cancro de mama e de útero.
Diabéticas
Mulheres com diabetes podem contribuir para o surgimento do cancro de útero, assim como obesas, e que tiveram poucas gestações (ou nenhuma) ao longo da vida.
Com hábitos alimentares menos saudáveis
Segundo algumas pesquisas, 30% das mortes por cancro estão relacionadas a maus hábitos alimentares (consumo excessivo de carnes vermelhas e falta de fibras) e falta de exercícios físicos na idade adulta. Muitos componentes da dieta alimentar têm sido relacionados com o processo de desenvolvimento de cancro, principalmente cancro de mama, de cólon (intestino grosso), de reto, de esôfago e de estômago.
Portadoras de HPV
O vírus do papiloma humano (HPV) está presente em 94% dos casos de cancro do colo do útero. Todas as mulheres, com vida sexual ativa, devem se submeter ao exame preventivo periódico, inclusive as grávidas e histerectomizadas. O exame deve ser feito a cada ano.
Em tratamento medicamentoso
O uso de alguns medicamentos também pode contribuir para o surgimento do câncer de útero. Para saber se existe risco aumentado no seu caso, procure informações com o médico que prescreveu suas medicações e esclareça quais os riscos e benefícios de se usar essas medicações.
Com histórico familiar
Alguns tipos de cancro de mama, estômago e intestino parecem ter um forte componente familiar, embora não se possa afastar a hipótese de exposição dos membros da família a uma causa comum
Partilha com as tuas amigas:
PUB