Gostas de iogurte grego? Então esta receita é o ideal para ti!

pub

Sei que parece complicado, mas na verdade só precisamos de iogurte natural e leite. O único cuidado é que demora um pouquinho para ficar pronto, mas vai por mim, é muito melhor que a versão industrializada!

Depois disso, já misturei morango, amora e até abacaxi na receita original, fica uma delícia.

image23

A receita original leva:

  • 1 copo de iogurte natural

  •  Leite. A quantidade depende de quanto iogurte queres fazer, eu geralmente uso 3 litros e rende um pirex inteiro.

  • Açúcar, mel ou adoçante o quanto achares suficiente

Como fazer:

Coloca o leite numa panela até ferver. Depois disso, espera arrefecer até ao ponto de conseguir deixar o dedo afundado no leite.

Nem muito quente a ponto de queimar e nem muito frio.

Coloca o iogurte no leite e mexe bem.

Depois disso, coloca um pano sobre a panela, tapa e deixa num ambiente tranquilo até o dia seguinte.

Não precisas mexer. No dia seguinte vais perceber que o iogurte ficou bem grosso em baixo e em cima se formou uma água, como um soro. Vais precisar coar essa água para o iogurte ficar cremoso como o caseiro industrializado.

Como não tenho uma peneira, coloco um pano de prato sobre o escorredor de macarrão e deixo o iogurte a escorrer ali por umas 4 horas mais ou menos dentro do frigorífico. O pano serve para coar o iogurte e tirar toda a parte aquosa. Ao longo do tempo vai sobrando o creme dentro do escorredor e a água vai indo toda para o fundo da tigela.

Depois de escoar, passa o iogurte para uma vasilha, coloca açúcar ou mel e mistura bem – dá até para usar o mixer. Neste ponto eu misturo a calda de frutas no iogurte. Dá para fazer com o que quiseres.

Para a calda de morango uso uma caixa de fruta com 4 colheres de sopa de açúcar, deixo a ferver na panela até a fruta reduzir bem e virar uma caldinha. Depois espero arrefecer e misturo no iogurte. Em seguida é só colocar num jarro e deixar no frigorífico.

Fim! Ele dura até 6 dias.

Partilha com as tuas amigas:

Outras Dicas:

Comentários: