Quem nunca quis conhecer todos os truque de como, conseguir preparar um bife na perfeição? Pois bem hoje desvenda-mos todos os segredos, num guia, que fará de si a estrela lá de casa no que toca a confeccionar bifes, portanto tome nota! Antes de mais tenha em atenção que, preparar um bife no ponto não é algo tão simples. Ele começa na qualidade da carne, acaba na espessura da frigideira e passa pelo aspecto mais importante: o tempo de cozimento. Foi pensando nesses detalhes que decidimos trazer um guia para preparar um filé maravilhoso.
Um bom bife é um filete de carne com uma espessura de 2,5 a 5 cm. Eles são cortados apenas perpendicularmente em relação às fibras. A carne para os melhores bifes é pendurada no frio durante 2 semanas ou mais — uma espécie de maturação. Mas você não possui uma carne maturada em casa, sem problema. Dá para fazer com filet mignon, maminha ou fraldinha, por exemplo.
-
Antes de cozinhar
Antes de cozinhar, é preciso que a carne passe à temperatura ambiente. Isso é muito importante, caso contrário a carne fria arrefece a frigideira e apresenta um bom resultado. Se a bife está congelado, é necessário descongelar completamente durante toda a noite. Além disso, ela deve ficar repousando uma hora antes do preparo. Antes de fritar, deve secá-la com um guardanapo de papel.
Não use o martelo na carne, senão a estrutura das fibras irá se romper e, durante o cozimento, ela perderá o seu sumo e ficará seca.
-
Sal e Temperos
Não coloque sal durante o cozimento. A carne perderá o sumo e não ficará com a parte crocante, porque ela vai cozinhar no próprio líquido ao invés de ser frita. Alguns chefs recomendam colocar sal e pimenta pelo menos uma hora antes do processo, ou um minuto após tirar do fogo.
-
Frigideira
A frigideira adequada para preparar um bife ou uma bisteca deve ter um fundo grosso para manter a temperatura alta. Uma opção excelente é uma frigideira de ferro fundido. Uma frigideira grill também serve. Ela não deixa a carne grudar.
-
Preparação
Aqueça a frigideira no máximo e coloque a carne sobre ela. Frite em fogo alto durante 30 segundos de cada lado. Isso irá selar o bife, deixando a parte suculenta do lado de dentro. Em seguida, frite em fogo médio até o ponto que quiser, de 1 a 5 minutos. A temperatura da carne pode ser medida com um termómetro.
-
Final do processo
Durante o preparo, tudo depende da espessura da carne, mas normalmente é um tempo mínimo em temperatura máxima. Para determinar o nível de cozimento, use as mãos. O ponto da carne é igual à elasticidade do músculo na base do seu polegar.
Estes são os tempos para uma peça de 2,5 cm de grossura. Após o preparo, deixe a carne repousar uns instantes para que o sumo se espalhe dentro do filete. Pronto, bom apetite!
Fonte: Incrível.club
Partilha com as tuas amigas:
PUB