Sabe aquela desilusão amorosa ou a perda de alguma pessoa que gostamos muito e que acaba deixando o nosso coração partido? Então, esse tipo de sensação de coração despedaçado tem um nome e é chamado de síndrome de takotsubo.
Este síndrome trata-se de distorções no desempenho das funções do coração, depois de algum evento traumático ou stress-ante.
Este mal começou a ser estudado pela primeira vez nos anos 90, no Japão.
A síndrome apresenta um quadro clínico muito parecido com o do enfarte do miocárdio e na maioria das vezes afecta mais as mulheres e pessoas com idades entre 60 e 80 anos.
Segundo uma pesquisa realizada com 52 pessoas, entre 28 e 87 anos, todas diagnosticadas com a síndrome, a maior parte delas teve danos permanentes no coração após situações traumáticas.
E para quem pensa que este é um tipo de problema que não tem muitas consequências, especialistas em problemas cardíacos estimam que de 3% a 17% das pessoas que sofreram com este síndrome morreram no máximo de 5 anos depois do diagnóstico.
Embora os estudos sobre o problema têm avançado cada vez mais, ainda não existem métodos eficazes para o tratamento destas pessoas.
Então, o que nos resta é torcer para não passar por situações traumáticas.
Partilha com as tuas amigas:
PUB