É este o segredo para o polvo cozido ficar sempre tenro e macio!

O teu polvo fica duro e parece elástico? Com esta dica fantástica isso não vai voltar a acontecer! A partir de agora o teu polvo cozido ficará sempre tenro e macio.

Existem dezenas de truques e dicas para o polvo ficar tenro e suculento.

Em tempos longínquos, em algumas aldeias próximas da costa portuguesa, havia o costume de bater no polvo com um pau de madeira forte. É sem dúvida um método que resulta, mas que caiu em desuso por violento e também porque suja tudo à volta. No entanto se tem de um quintal ou espaço grande e quer cozinhar um polvo que esteja fresco, o resultado é garantido 100%: depois de algumas pancadas ao longo de todo o polvo, ele fica tenrinho.

Existe quem substitua esta metodologia por outras menos “agressivas”: colocar o polvo dentro de um saco de plástico e passar com um rolo de cozinha com bastante força, várias vezes, um pouco como se estivéssemos a estender a massa.

polvo_macio

8 Dicas para o teu polvo não ficar tipo pastilha elástica

  • Bata no polvo com um pau de madeira

  • Coloque o polvo dentro de um saco plástico e passe o rolo de cozinha

  • Aplique choques térmicos ao polvo. Com ele ainda congelado, coloque-o dentro de água a ferver e retire-o. Faça este procedimento durante 6 vezes.

  • Cozer o polvo com uma cebola

  • Congelar o polvo antes de cozinhar

  • Cozer o polvo com a sua própria água

  • Colocar uma rolha na cozedura do polvo

  • Colocar na máquina de lavar roupa na parte da centrifugação

E tu qual técnica usas?

Segue a nossa página de facebook:


Vais Gostar de Ver

15 comments

  1. Já experimentei 30 formas a melhor é cortar as pontas dos tentáculos 5 cm e cozer 45 minutos dá o que der se for da qualidade de ser tenrro ele vai se fazer tenrro senão esquece depende da qualidade

    1. O gente tem muita coisa consumida pelos humanos que nem a ciência acha cura pois são doenças desconhecidas que levam a morte,tenha Dó de sua saúde.

  2. Não há volta a dar, se o polvo não for de qualidade não adianta qualquer um desses métodos, mas se acrescentar na água um pouco de vinagre ele coze mais rápido e fica tenro. 25 minutos de cozedura sem sal e depois desligar o fogão e deixá-lo na água durante mais 25 minutos. comigo sempre resulta.

  3. o metodo de quebrar o polvo funciona mesmo,mas o melhor é comprar polvo de qualidade,que esse não é necessário fazer nada.Fica sempre bom

  4. Eu dirijo-me ao Sr Arménio Oliveira;não compreendo o que é um polvo de qualidade,muito menos como o Sr o reconheçe,eu posso saber se é congelado ou fresco,mas de qualidade? !Para mlm o polvo,( congelado) vai á panela de pressão 4ou5 minutos conforme o tamanho do polvo e isso é para cozinhar á lagareiro, senão ainda é menos; do que aqui disse , não é um mais ou menos ,é justo sem fugir 1 minuto. Obrigado pela atenção.

  5. COZER CONGELADO O POLVO NA PANELA PREÇÃO C/, 1 F. LOURO,1 ALHO, DURANTE 15/20 MINUTOS , APÓS ASSOBIAR POR NO LOGO NO MINIMO.

    SE QUIZERES VOU AÍ COMEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEEER.

  6. cozer o polvo congelado, na panela de pressão, sem agua nem sal, juntar 1 dente de alho e 1 folha de louro. quando a panela começar a chiar, por fogão no minimo, por 10/15 minutos.

  7. A experiência de muitos anos, diz-me que: A melhor maneira de cozer o polvo é; congelar o polvo por alguns dias depois de arranjado, descascar uma cebola grande e por no fundo da panela de pressão, por o polvo por cima só com sal e sem água. Ao querer apitar a panela desliga-se evitando que saia a pressão, passado um bocado o polvo está bem cozido sem se desfazer nem perder o verdadeiro sabor de polvo.

Leave a Reply

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *