Se arrancar um cabelo branco nascem mais no seu lugar? Toda a vida foste enganada!

pub

Já quase toda a gente ouviu dizer que se arrancarmos um cabelo branco (grisalho) nascem mais no seu lugar.

Sabe-se que cabelos brancos é um sinal de envelhecimento. A mudança de coloração dos cabelos ocorre naturalmente com o envelhecimento de forma usualmente gradativa: inicialmente surgem os primeiros fios brancos que vão dando a coloração grisalha em quem tem cabelos de tons escuros; com o avanço da idade mais fios de cabelo vão se tornando brancos, podendo afetar todos os fios.

Aos 40 anos de idade aproximadamente 40% das pessoas possuem fios brancos de cabelo. Essa característica do envelhecimento é chamada de acromotriquia e também é observada em outros animais tais como equinos, cães e gatos.

Na realidade, quando a mulher começa a ter os primeiros cabelos grisalhos ela é normalmente uma jovem adulta e é grande a tentação de arrancar os indesejados primeiros sinais de envelhecimento. O aparecimento dos primeiros fios brancos depende da genética, assim como o aumento da sua quantidade ao longo dos anos.

cabelos_brancos

Mas será verdade que nascem mais cabelos brancos quando se arranca um?

Não, é apenas um mito! Cada fio de cabelo é único e não influencia no nascimento de outros. No entanto, não é aconselhável que se arranquem os cabelos brancos, porque esse hábito pode danificar o folículo e o couro cabeludo, impedindo que nasça outro cabelo nesse lugar o que pode causar calvície. Esses danos são irreversíveis!

Se há algum cabelo ou outro que esteja realmente incomodando, o mais aconselhável é cortá-lo com uma tesoura junto à raiz. Pode ainda optar por pintar os seus cabelos num salão de cabeleireiro ou em casa!

Partilha com as tuas amigas:

Outras Dicas:

Comentários: