Esta torta é simplesmente divinal! Quando a provarem vão ficar encantados com a fofura da massa, e deliciados com o sabor incrível.
Para o doce de ovos:
- 150gr de açúcar
- 100ml de água
- 6 gemas
- 1 colher (de sobremesa) de amido de milho
- 10gr de manteiga
- 1 pitada de canela (opcional)
Para a torta:
- 6 ovos
- 150gr de açúcar
- 75gr de farinha de trigo
- 1 colher de chá de fermento
Doce de Ovos
- Num tacho, levar o açúcar e a água ao lume até formar uma calda transparente. Depois de obter a calda de açúcar, retirar do lume e deixar amornar.
- Numa taça, bater ligeiramente as gemas e juntar-lhe a calda lentamente, mexendo sempre. (Atenção: nunca parar de bater, não queremos ovos mexidos!)
- Transferir o preparado novamente para o tacho e juntar-lhe o amido de milho.
- Levar o tacho ao lume (brando!) e mexer sempre, até o preparado engrossar e ganhar uma consistência cremosa.
- Retirar do lume, adicionar a manteiga e a canela (opcional) e envolver – até que a manteiga se dissolva e a canela fique incorporada.
- O doce de ovos está pronto! Basta transferir para uma taça de vidro, tapar com película aderente e reservar no frigorífico.
Torta
- Separar as gemas das claras.
- Bater as gemas juntamente com o açúcar até obter um creme consistente e homogéneo.
- À parte, bater as claras em castelo.
- De seguida, adicionar as claras ao creme e envolver delicadamente, para não retirar o ar da massa.
- Por fim, juntar a farinha e o fermento peneirados e envolver novamente.
- Forrar um tabuleiro (quadrado ou rectangular) com papel vegetal e barrar com um pouco de manteiga.
- Verter o preparado para o tabuleiro e levar ao forno (pré-aquecido a 150ºC) durante 17 minutos.
Montagem
- Passado este tempo, estender um pano na bancada, tirar o tabuleiro do forno e virá-lo rapidamente sobre o pano.
- Descolar o papel vegetal cuidadosamente e deixar a torta arrefecer durante 1 ou 2 minutos.
- Deitar ⅔ do doce de ovos sobre a torta e alisar com uma espátula, para que o doce fique igualmente distribuído por toda a superfície.
- Com a ajuda do pano, enrolar a torta delicadamente, apertando sempre bem para que não fique muito folgada.
- Deixar o pano envolto na torta durante 2 ou 3 minutos e depois transferir a torta para um prato.
- Por último, verter o restante doce de ovos por cima da torta.
Fonte: https://aflavorita.pt
Partilha com as tuas amigas:
PUB
Outras Dicas:
Bife do vazio com alho e mostarda. Quando provares, nem vais acreditar nesta delícia!
Bolo Fit de iogurte e morangos
Queijadinhas de coco cremosas - Só levam 3 ingredientes e são muito fáceis de fazer
Já provaste o delicioso Pão de Leite Condensado? É de comer e chorar por mais! E é tão fácil de fazer!